Experiêcia do professor Daniel Caldeira com as turmas 701 e 702 nas aulas de Ciências
Em uma das aulas sobre artrópodes percebi o interesse de duas turmas (701 e 702) pelas aranhas. Na semana seguinte passei um vídeo sobre os diversos tipos de teias e como as aranhas construíam e utilizavam essas teias. Após o vídeo percebi que os alunos estavam encantados e que gostariam de aprender mais sobre o assunto. Nesse momento começamos juntos a desenvolver um projeto (Teias do Rui) que começou com aquele vídeo, passou por etapas de construção de uma teia, pesquisa, confecção de cartazes e finalizará com uma exposição de todo o material construído. A construção da teia com fios coloridos e outros materiais possibilita que os alunos possam explorar o potencial artístico combinado com as informações biológicas.
A pesquisa na internet foi direcionada e englobou desde hábitos alimentares, predadores e presas, tipos de teias, lendas, curiosidades, espécies brasileiras, entre outros assuntos. Alguns alunos quiseram escrever poemas sobre o tema e outros perceberam que as aranhas estão presentes em muitos dos meios de entretenimento como filmes e músicas.
Uma outra parte do projeto será uma visita a uma indústria de tecidos para que os alunos possam observar como são desenvolvidos os tecidos atualmente.
O projeto terminará com uma exposição das teias e dos cartazes construídos a partir das pesquisas realizadas, poemas e apresentação de vídeos sobre o tema.
Alunos construindo as teias na aula de Ciências |
O início da teia |
Turma 702 pesquisando na sala de informática |
Teia construída por alunos da turma 701 Aranha de barbante A teia e a arte humana Turma 701 na exposição - 29/11/11 Turma 702 na exposição - 29/11/11 Turma 702 na exposição - 29/11/11 |
Daniel, adorei as tramas da tua aula...parabéns, o tear feito com cadeiras uau!!
ResponderExcluir